Meus desenhos - Realismo

Olá pessoal! Tudo bom?

Como eu já havia dito, aqui no blog estarei sempre falando sobre os meus hobbies, hihi, e um deles é desenhar. Quem quiser ver todos os meus trabalhos conheça minha página: Camila Nogueira Ilustrações

Desde criancinha eu costumava desenhar, claro que eram aqueles desenhos sem proporção de criança né! Mas fui crescendo e aprendendo.

Quer saber mais e ver os meus desenhos?

Continue lendo!

Na realidade, minha avó pintava, minha mãe herdou o dom, e desenhava e pintava, dai a minha irmã Ana Luiza (do blog Dia de Desenho) começou a aprender, vendo e imitando, e eu fiz a mesma coisa, comecei a imitá-la, e foi dando certo.

A Ana aprendeu a desenhar realismo antes de mim, não é por ela ser mais velha, não. Ela procurou saber, treinou, se esforçou e aprendeu, e cada vez mais continua melhorando as suas técnicas.

Eu só gostava de desenhos simples, com o meu traço (depois faço um post só com os primeiros desenhos), e fui logo para o anime/mangá e fiquei só nisso.

Um belo dia eu resolvi tentar desenhar realismo, e achei a foto da Isabeli Fontana na revista e tentei fazer. Isso foi em 2008, veja o que saiu:

Eu não sabia que tinha dado mais ou menos certo, e que tivesse treinado talvez aprenderia mais rápido. Então depois dessa primeira tentativa, eu desisti.

E fiquei sem tentar realismo até o início do ano de 2013, que foi quando comecei a fazer aulas de desenho, e a professora era a minha irmã.

Para o meu primeiro desenho, eu peguei uma foto de uma moça desconhecida para mim, eu gostei da foto por ser descontraída, veja como ficou:
 
Podemos notar uma grande diferença entre o meu primeiro desenho realista, e esse, que é o segundo. Eu fiquei muito feliz com a evolução. Eu aprendi a usar as ferramentas certas: Usei lapiseira, lápis 2b e 6b, esfuminho e algodão. Levei cerca de 4 horas para terminá-lo.

Mas logo de cara dá pra ver que os olhos estão grandes demais, sabem por quê? Porque eu viciei em desenhar mangá e animes e agora tinha a mania de olhos grandes. OBS: Eu assinei como 2012, mas eu errei mesmo, foi em janeiro de 2013 esse desenho.

Meu segundo desenho iniciado na aula de desenho, foi o da Amelie Poulain, personagem de um filme que eu gostei muito, e ela é muito carismática e não tão difícil de desenhar.
E ficou assim! Gostei muito também, mas de cara vocês podem ver onde eu errei: Nos olhos, grandes também . Usei os mesmos materiais do desenho anterior. Levei cerca de 5 horas para terminar.
Eaí, para variar um pouco, eu já quis um desafio para o meu terceiro desenho, o Dr. House, e mais, usar cores. Foi difícil sim fazê-lo, e eu gostei do resultado, e acho que dessa vez não o fiz com olhos grandes, mas eu errei a maçã, que ficou parecendo mais um jambo (outra fruta). 

Olhando apenas o desenho você pode achar que ficou igualzinho, mas se comparar com a foto, vê-se que não! Mas o que importa é que ficou parecido! Não me lembro em quanto tempo terminei, mas acho que entrei 5 e 6 horas.
Nessa onda de tentar desenhar fotos difíceis eu já fui logo querendo desenhar o Legolas, e acho que foi o mais decepcionante para mim. Demorei muito para fazer esse desenho, pois eu parava no meio do caminho, meio que desistindo, e o terminei meio forçada. Não parece com ele, ficou olhudo, enfim, não curti.
Então escolhi uma foto da Katy Perry para tentar fazer. Foi bem fácil a foto não tinha muitos detalhes, e a Katy Perry tem traços marcantes. Demorei cerca de 4 horas.

Entendam, é muito mais fácil desenhar alguém que tem algum traço marcante do que uma pessoa que tem um rosto padrão ou tudo certinho e nada em destaque. O porquê: assim que você desenha o determinado traço marcante, o desenho já fica parecendo com a pessoa, e quando não tem esse detalhe, você demora a conseguir deixar parecido.

Resultado: eu gostei do resultado, mas adivinha onde eu errei? Sim! Olhos grandes novamente. Algumas pessoas disseram que eu errei na proporção de um olho para o outro, e não, na foto realmente ela está com um olho semi-aberto, acho que com a intenção de piscar, e o outro não. O erro foi mesmo no tamanho deles.
E mais uma vez, lá fui eu procurar um desafio. Dessa vez eu queria tentar fazer um desenho realista colorido. E peguei uma foto de uma moça desconhecida, novamente. Escolhi uma foto bem colorida, e o fundo da foto é embaçado, o que faz com que não precise me preocupar com os detalhes. Usei lápis de cor da Faber Castell e demorei entre 7 e 8 horas eu acho.

Foi difícil fazê-la, e digo mais, se a minha irmã não tivesse ficado me dando dicas e me orientando, não teria conseguido desenhá-lo sozinha. Eu gostei do resultado, e acho que ficou bem parecida com a foto, só acho que pequei nos cabelos, ainda não domino essa técnica.
Nicolas Cage, um ator famoso, que não é um galã, pelo menos eu não acho, mas eu gosto muito do trabalho dele, e um dos meus atores preferidos, e resolvi desenhá-lo.  Levei cerca de 6 horas para terminar.

Escolhi uma foto que focava o rosto. Consegui um bom resultado sim, mas eu não consegui todos os detalhes do rosto, na foto os poros apareciam, e tinha um pouco mais de rugas. Mas enfim, acho que ficou bom.
Meu melhor desenho. Sinceramente, foi o que eu achei que ficou mais parecido com a foto, e o que consegui fazer mais detalhes. Bruce Willis, outro dos meus atores preferidos.


Meu último desenho de personagem/ator famoso finalizado foi esse, do Johnny Depp, outro ator que eu curto, e eu não gostei do resultado, a foto que escolhi e imprimi para aumentar não estava nítida nos olhos então tive dificuldade nessa parte e acho que ficou errado.
Para quem acompanha Guerra dos Tronos (Game of Thrones), sabe quem é essa. É a Daenerys Targaryen, eu comecei a fazê-la, usando uma técnica diferente. 

Entendam, todos os desenhos anteriores a esse eu fiz imprimindo uma foto de no máximo 10cm por 6cm de comprimento, no máximo a maioria foi menos, e os ampliei usando a técnica de quadriculado. E os fiz durante as aulas de desenhos e horas vagas do dia. Mas eu parei de fazer aulas.

Esse desenho da Daenerys eu comecei a fazer sozinha, queria ver se conseguia fazer sem dicas, e observando a foto diretamente no computador, estava tentando fazer o mais parecido possível, mas aí, eu cansei e o desenho tá lá parado. Talvez eu retome e tente terminar.
Depois de ter começado alguns desenhos e deixá-los parados, eu tentei fazer esse, um olho realista com lápis de cor. Foi MUITO difícil, e eu desisti de deixar parecido, apenas segui os principais detalhes da foto, e o resto tentei fazer por mim mesma. 

Eu gostei do resultado, mas acho que se tivesse me esforçado mais, teria ficado mais bonito.

Bom pessoal, um detalhe que eu não citei durante o post, entre um e outro desenho realista, eu fiz outros estilos de desenhos, manga/anime, meu próprio traço, preto e branco, aquarela, lápis de cor, etc; mas eu resolvi fazer posts diferentes com cada estilo para que vocês notem minha evolução (ou não).

Espero que vocês tenham gostado do post, e espero inspirar você que está aprendendo a desenhar, e digo mais, não desista, não seja preguiçoso(a) que nem eu! hahuahua. Beijo!

30 comentários :

  1. Menina ce desenha pra carambaaaa, eu também desenho, mas nunca tive coragem de publicar kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Aaaah posta sim! Agora quero ver hauha!
      Beijo, obrigada pela visita!

      Excluir
  2. adorei o post
    seguindo seu blog super lindo e curti a fan page retribui?
    beijos lindona
    http://super-hermosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida, retribuo sim!
      Volte sempre ! ^^

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi Biia, obrigada ^^
      E agradeço também pela visitinha vou estar visitando o seu blog também!
      Volte sempre! Beijo

      Excluir
  4. Seus desenhos são lindos amiga, gostei muito. Vc é muito talentosa. Bjs e sucesso!!
    Susy Suh* Blog Minhas Escolhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suuuu! ;p
      Obrigada! Fico feliz com a visita!
      Beijos

      Excluir
  5. O seu sombreado é muito bom, procure não deixar linhas ao redor do corpo, treine também as proporções, as vezes os olhos parecem muito grande em relação ao nariz, indico as aulas do nelves. Gostei muito do colorido, parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, eu não deixei, as que tem a marcação mais forte é porque na fotografia tinha. E a última imagem eu não terminei ainda. Em relação aos olhos, eu já sei disso, acabou virando um hábito pois eu comecei a desenhar usando o mangá/anime, e viciei em fazer olhos grandes. E sobre as aulas, eu já fiz um pouco com a minha irmã, Ana Luiza Nogueira, que é desenhista e dá aulas em casa, se eu precisar, farei mais aulas, hihi

      Obrigada, volte sempre.

      Excluir
  6. nossa gamei vc puxou pra ana luiza em. eu tambem amo desenhar ja ate começei escola mais eu gamei vc e sua irma desenha pra caramba

    ResponderExcluir
  7. Lindos desenhos. Sou apaixonado por este tipo de arte. Parabéns! sua técnica é perfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada *-*
      Preciso continuar treinando,
      dei uma parada nesse estilo de desenho ;p

      Excluir
  8. Que lindos desenhos!! Adorei aquele da Katy Perry. Ficou super lindo! Parabéns, viu? Você realmente tem talento! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera! Obrigada, fico feliz que tenha gostado *-*
      Preciso treinar mais! haha
      beijos

      Excluir
  9. Nossa! amei os desenhos muito talento,eu tbm adoro desenhar artistas atrizes animais e outros ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada fofa :3
      Que massa, continua desenhando, nunca pare de treinar!
      Beijos

      Excluir
  10. Você é muito boa para desenhar.Eu amo desenhar, mas não consigo desenhar bem. Queria saber desenhar desenhos realistas que nem os seus. Adorei seus desenhos. Adorei seu trabalho.Continue assim!...
    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Se você ama desenhar então é só continuar treinando que consegue melhorar sim!! Vai treinando e pesquisa maneiras de treinar realismo! Beijos, boa sorte!

      Excluir
  11. você desenha meio que muito bem!
    pesquisei no google fotos para desenhar e abri a página por curiosidade
    eu também amo desenhar,mas odeio de coração mostrar pros outros e.e'
    Eu também sou viciada em anime/mangá,mas tento ao máximo deixa-los realistas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! *-*
      Acho que se você mostrar para os outros será uma forma de incentivar a si mesmo, pois com críticas e elogios você vai te mais vontade de treinar e melhorar :3

      Beijos

      Excluir
  12. Um desenho mais lindo que o outro como você. eu também desenho e tenho 10 anos mas se faço um risco errado já fico muito estressada você também é assim?

    ResponderExcluir
  13. Oi! Tenho 13 anos e desenho desde os meus 10 anos. Desenho mais rostos, de pessoas famosas e também de amigos e familiares. Estou impressionada com seus desenhos! Parabéns continue assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que massa *-*
      Continue desenhando também <3
      Beijo

      Excluir
  14. Eu também adoro desenhar mas tenho dificuldade para desenhar lábios q fica vc pode me dar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, então, é questão de treinar, você pode pegar fotos de bocas ou mesmo desenhos de bocas, e ir tentando "copiar", na observação, assim você vai treinando seu traço, até que não vai mais precisar de referência quando for criar seu próprio desenho!
      Beeijo

      Excluir
  15. Oii , me chamo Flávia Ténnant, tenho 17 ...
    Nossa ^^ que legal esses seus desenhos ** Ameiiiiiiiiiiii..... Aquele desenho do Jhonny Depp <3 foi o mais que gosteiiii .
    Tb desenho mas não é aquelas coisas mas tento ... Vc mt talentosa, pb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Flaaavia <3
      Volte sempre!
      E desenho é questão de estudo e treino!
      Beeijo

      Excluir

Olá! Deixe sua opinião sobre o post e coloque o link do seu blog para eu retribuir a visita ♥