O Hipotiroidismo na Minha Vida

Oi gente, hoje vou fazer um post diferente, e aproveitar pra abrir o espaço "Saúde" aqui no blog.

Eu já havia feito um post sobre essa doença que eu tenho no meu antigo blog, mas acho que é importante falar sobre já que muitas pessoas podem ter e nem sabem.

E pra quem não sabe, essa doença é 4x mais comum em mulheres do que homens.


Então nesse post eu vou falar um pouco de como funciona a doença, quais os sintomas, e tratamento e também contarei minha história de convivência com ela. Continue lendo pra saber!

A Tireoide:

Eu vou tentar explicar o que é a doença, mas antes uma explicação sobre essa parte do corpo que algumas pessoas até esquecem que tem. A tireoide é uma glândula localizada no pescoço, ela tem dois lados, chamados de "lobos" e tem o formato parecido com o de uma borboleta.

Essa glândula é estimulada pelo hormônio TSH para que fabrique 2 hormônios importantes para o corpo, que são o T3 (tri-iodotironina) e o T4 (tiroxina). Esse hormônios em resumo são responsáveis pelo metabolismo do corpo e agem no coração, cérebro, fígado, rins, etc.




Hipotireoidismo:

Existem duas disfunções na tireoide, quando ela produz esses hormônios em excesso é chamado de HIPERtiroidismo, e quando ela não os fabrica direito é o HIPOtiroidismo. Vou explicar apenas o que eu tenho.

Como acabei de explicar, o hipotiroidismo acontece quando a tireoide ou fabrica pouco hormônio, ou para de fabricá-los. 

Essa doença tem algumas causas conhecidas, por exemplo a cirurgia de retiramento da tiroide feita para tratamento do HIPER deixa a pessoa com o HIPO, outra causa é a auto-imune, quando seu próprio corpo ataca a tireoide e causa uma inflamação (síndrome de Hashimoto), a radiação no local também pode ser uma causa, entre outras.

Sintomas:
Os sintomas podem variar, você pode ter apenas 1, ou alguns, ou vários, mas esses são os principais.

Mas antes de ficar desesperada achando que tem só por ter algum sintoma, vá fazer o exame, pode ser coincidência.

• Bócio (região da tireoide visualmente inchada)
• Cansaço;
• Sonolência excesiva;
• Depressão;
• Pele ressecada;
• Cabelos ásperos;
• Unhas quebradiças;
• Constipação intestinal (prisão de ventre);
• Anemia;
• Fadiga;
• Perda de apetite;
• Aumento de peso;
• Períodos de menstruação irregular ou ausente;
• Tornozelos e rostos inchados;
• Colesterol elevado;
• Às vezes, pressão baixa;
• Perda do desejo sexual.

Tratamento:
O tratamento é simples, você vai tomar 1 comprimido de manhã em jejum todos os dias da sua vida, o hipotiroidismo não tem cura. Esse comprimido vai ter uma dose de hormônio certa que o seu corpo precisa, e isso quem vai resolver é o seu endocrinologista.


Você provavelmente terá idas periódicas ao médico para que faça exames e controle os níveis de hormônio do seu sangue. Em relação aos sintomas, e outros problemas que o hipotiroidismo acarreta, o seu médico também vai pedir exames para eles e vai indicar tratamento.





Minha História:
Minha mãe conta que quando eu nasci e fiz o teste do pézinho, o médico disse "tem uma alteraçãozinha no resultado, mas a gente pode ver isso depois", e a minha mãe achou que não era nada demais, já que ele tratou como "nada demais" e no final ninguém viu o que era.

Aos 4 anos de idade eu estava com a tireoide inflamada, e já estava com bócio, meu pescoço estava super inchado e minha irmã que tem 1 ano a mais que eu, foi quem reparou nisso.

Fomos ao médico, fiz os exames e ele disse o seguinte: "Com esses níveis de hormônio era para sua filha estar em coma". Sim meus amigos, se você não tratar você pode entrar em coma e pode morrer também. A causa da doença em mim é a auto-imune, onde meu corpo começou a atacar a tireoide, que se chama síndrome de Hashimoto.

Uma outra coisa importante que pesquisei, é que quem nasce com hipotiroidismo pode ter retardamento mental e outros problemas graves. Eu nasci com isso, mas graças a Deus não tive esses problemas.

Após os 8 anos de idade eu tive um ganho de peso muito rápido, lembrem-se que o hipotiroidismo causa o ganho de peso fácil, e como o metabolismo fica lento, acaba sendo difícil perder peso. Acompanhem as fotos para ver como isso afetou meu corpo.
Meu peso começou a "normalizar" aos 13 anos, quando houve aquela fase de crescimento em que eu cresci de tamanho, e não de peso, o que equilibrou tudo. Eu não fiz dieta nem exercícios físicos para emagrecer, foi natural dessa fase de idade, mas até hoje sofro do efeito sanfona, mas nada mais que 3kg de variação.


Na primeira foto estava com 1,65m de altura e 56kg, na segunda imagem já estava com 1,67m de altura e peso 54kg e na última foto com 1,67m e 58kg.

Normalmente a mulher cresce até os 21 anos, mas no hipotiroidismo isso pode mudar, muitas vezes acontece de a mulher parar de crescer após começar a menstruar. Fora a alteração de peso, e as dificuldades de respiração e a fadiga, os outros aspectos da minha vida foram normais até eu completar 18 anos, quando descobri que estava com anemia.

Comecei o tratamento da anemia e no ano seguinte, o ano de 2009 eu descobri o câncer (clique aqui para ler sobre o meu caso de câncer), depois de operar do câncer eu desenvolvi deficiência de cálcio e de vitamina D e ainda estou com anemia, mas estou curada do câncer.

Eu faço tratamento para todos esses problemas e gradualmente eles estão melhorando. A minha médica disse que atualmente eu tenho uma vida normal em relação ao hipotiroidismo, porque os remédios já deixam os níveis de hormônios normais e metabolismo também.

Eu ainda sinto alguns sintomas, mas talvez seja psicológico, ou porque eu sou preguiçosa, sei lá! haha
Enfim é isso, então fiquem espertas!
Beijo

Confira também:

15 recadinhos

  1. Camila, a cada dia te admiro mais... muito legal vc explicar um pouco sobre essa doença, vai ajudar muitas mulheres. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Su! Essa doença também acontece com homens, mas é mais comum em mulheres, meu irmão mais velho tem tbm

      Excluir
  2. Caramba que história, não sabia nada da doença!
    Seu post foi muito informativo!
    Desejo tudo de bom para vc :)
    Parabéns pela história de vida!
    Beijos
    www.blogweneedit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, agradeço pela visita e por comentar ♥
      Fico feliz em saber que vc achou o texto bom :3
      Beijoss

      Excluir
  3. Linda história Camila! Não sabia q vc tinha essa doença... Saudades de vc e da Ana Luiza!
    ass: Ana Carolina Ramos Maciel

    Eu e os meninos estamos com saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que não é uma coisa muito aparente, só se tocarem em assunto assim que eu acabo falando, hehehe. Obrigada pela visita aqui no blog Aninha! Saudade de vocês também!! Beijo ♥

      Excluir
  4. Camila, fiz um exame no inicio deste ano e deu ausencia de lobo esquerdo.Fiquei de procurar o endocrinologista e ate hj nao fui. Acho q no proximo ano vou procurar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosi, não brinca com isso não, vai logo no médico, é perigoso ficar sem a tireoide funcionando, se a sua estiver com problemas, seu corpo aos poucos vai ficar também, ela controla tudo. Vai logo!

      Excluir
  5. Parabéns pelo artigo mt bom, tenho esse problema a um ano e ja conheço o bastante para saber que ele acaba con a pessoa rapidinho rsss do Hiper para hipo em 9 meses senti todos sintomas do hiper agora fepois do iodo terapia estou no hipo a 3 meses e ja to con saudade do hiper rss vamos lutar desistir jamais. Abç a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, que complicado, seu caso é pior ainda, porque estava acostumada com os sintomas da hiper e foi pra hipo, desejo boa sorte pra vc nessa adaptação, no final vai dar dar td certo, e você consegue viver normalmente :3

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Historia de superação <3
    Tenho aqui uma duvida, que de repente você vai poder me ajudar.
    Fiz recentemente o exame de sangue para saber se estava tudo bem com a minha tiroide. Deu tudo bem, tudo normal, tudo beleza. Eu estava menstruada no dia da coleta. Minha médica disse que não tem problema, assim como a enfermeira do laboratório. E que se desse alguma alteração, seria algo ínfimo.
    Ok, tudo bem.
    Troquei de medico, ele perguntou pelos exames se eu já tinha feito de tireoide e tal, e falei que sim, e comentei que no dia estava menstruada. Ele já veio com outra informação.... De que altera sim e pode dar tanto falso negativo, como falso positivo. Você sabe me dizer alguma coisa sobre isso?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo sim e vc? Obrigada viu?
      Minha médica sempre pede para não realizar os exames se estiver menstruada que dá alteração sim, melhor você refazer!
      ABraços!

      Excluir
  7. Infelizmente ter hipotiroidismo não como se não se tivesse.Por vezes alguns médicos mencionam essa frase mas quando o doente discorda pois sabe do assunto sobre essa patologia mudam de atitude e palavras.Tudo muda no organismo mesmo com a toma diária de levotiroxina. Muitos portadores desta doença cronica nem sequer sabem que devem tomar o medicamento em jejum e esperar 30 minutos no mínimo para dar tempo ao organismo para fazer a absorção de reposição hormonal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, mas você consegue ter uma vida saudável sim, porém tem que tomar os devidos cuidados, reposição hormonoal e talvez tratamentos paralelos no caso de quem desenvolve outros problemas relacionados, como eu, que tenho anemia. Mas como eu tenho isso desde os 4 anos, e eu trato, eu as vezes esqueço que tenho, não é um tormento, sabe? Beeijos

      Excluir
  8. Tenho feito várias pesquisas sobre hipotiroidismo e encontrei um site com informações excelentes.Tenho tiroidite de hashimoto que cursa como hipotiroidismo,infelizmente fui mal medicada o que causou atrofia na tiróide devido ao excesso de medicamento letter.

    Espero que o link que compartilho seja útil.

    http://hipotireoidismo.net/sintomas-de-hipotireoidismo/

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião sobre o post e coloque o link do seu blog para eu retribuir a visita ♥