Câncer: Eu sobrevivi.

Oi meninas, vou contar a minha história sobre o câncer. Primeiro devo dizer que o câncer que eu tive, não foi dos piores, era do tipo que tem menos probabilidade de se espalhar pelo corpo se fosse removido a tempo.

Eu tive câncer na tireoide, eu tenho hipotiroidismo desde que nasci, mas não se engane, pessoas que não tem nada de errado na tireoide também podem desenvolver câncer. No meu caso, acredito que a doença facilitou isso.


Pra vocês entenderem a história direito, leiam o post sobre hipotiroidismo (clique) primeiro, pois tudo começou com isso, pois eu vou tocar nesse assunto pra contar a jornada sobre o câncer ok?


Continue lendo pra saber mais!




Com o hipotiroidismo descoberto na infância, eu sempre tive que fazer exames de controle, que no início eram frequentes, e conforme fui crescendo, o intervalo entre uma consulta e outra foi ficando maior.


Na época, aqui em Ubatuba não tinha nenhum médico especialista em tireoide (endocrinologista) então eu viajava para São José dos Campos para levar os resultados de exame e fazer a consulta.


Eu continuei a vida inteira com acompanhamento médico em São José, isso até o ano de 2010 quando o médico se mudou para Portugal. Eu tive que procurar outro médico, e nisso descobrimos que em Ubatuba havia uma médica endocrinologista que vinha uma vez por semana atender aqui, e eu comecei a me tratar com ela.
Como era paciente nova, mas já tinha o problema, ela pediu todos os exames de sangue de novo, e de urina, e também pediu um ultrassom da tireoide. Nesse ultrassom foi que descobri que havia 2 nódulos suspeitos na tireoide.

Então a médica pediu que fizesse uma punção para avaliar o material. Para quem não sabe, a punção é feita com um tipo de seringa com agulha grossa pra sugar o nódulo, isso serve pra diminui-lo e para pegar amostras para teste.  

Depois do teste, aguardamos o resultado sobre os nódulos. Para nosso medo, o resultado foi de “Suspeita de malignidade” nesses casos, é preciso uma biópsia pra confirmação se é um tumor benigno ou se é um câncer (que é o maligno). Como eu teria que operar para fazer essa biópsia, a decisão foi fazer a cirurgia e já remover os nódulos, independente de ser benigno ou não.

Foi uma complicação só, pois eu não tenho plano de saúde, e não poderia esperar o SUS pra resolver isso, ia demorar muito, então fizemos empréstimos para fazer a cirurgia no particular.

Depois de decidido isso, fui no dia seguinte para Ribeirão Preto-SP, tenho família lá, então fiquei na casa da minha vó enquanto tentava conseguir marcar consultas e mais consultas que deveriam ser feitas pré-cirurgia, e também para conseguir marcar com o cirurgião de lá, que é famoso na região, então foi complicado conseguir.
Após fazer um 'zilhão' de exames pré-cirurgicos, finalmente eu fui pra “mesa”. Foi muito desesperador pra mim, só consegui relaxar mesmo por Deus, se não fosse isso era capaz de ter um troço só porque sou muito medrosa.

A cirurgia durou 4 horas, foi anestesia geral e ocorreu tudo bem, nenhuma complicação. Eu lembro de alguns flashes depois da cirurgia, lembro da contagem da equipe pra me passar de uma maca para a outra. Lembro do enfermeiro colocando aquele negócio do meu dedo que fica monitorando os batimentos cardíacos, lembro de ter acordado passando mal da bronquite  e com alergia nos olhos e chamar o enfermeiro tranquilamente para me trazer remédios (coisa que não faria se não estivesse dopada).


Depois de tudo, o médico disse que haviam mais de 20 nódulos espalhados entre o pescoço e tórax, e tinham tomado a tireoide e o timo (outro órgão que produz anticorpos enquanto somos crianças), eu já não tenho mais a minha tireoide e nem o timo. Todos os nódulos foram pra biópsia, e dois deles, aqueles vistos no ultrassom, eram câncer.

Outra coisa importante, foi que o médico conseguiu remover os nódulos sem que eles tivessem contato com o meu sangue, isso evita a metástase (espalhamento do câncer pelo corpo).

Enfim, depois da recuperação, tirada dos pontos, tirar aquele dreno do pescoço e me recuperar bem da cirurgia (e ganhar alguns quilos a mais) eu tive que fazer a cintilografia, que é basicamente um mapeamento do corpo com contraste pra saber se ainda tinha câncer em alguma parte do corpo.

Tive que ficar sem tomar os meus remédios, e sem comer nada que contivesse iodo, ou seja eu fiquei numa dieta assim: no almoço a comida era sem tempero, era só salgada com bicarbonato de sódio, e eu não podia comer muitas coisas.


Todos os sintomas pioraram por não estar tomando o remédio, sentia sono o tempo todo, tive uma dor de cabeça que durou semanas, até o dia que fiz o exame e pude tomar o remédio de novo entre outros problemas.


Graças a Deus e a equipe médica não sobrou nada desse câncer. Atualmente eu continuo com o acompanhamento médico, e de vez em quando faço um exame de sangue específico para saber se apareceu algo.



O quarto em que fiquei possibilitou de ver o pôr-do-sol desse jeito, todos os dias em que fiquei internada. Essa foto eu tirei lá.

Bom pessoas, é isso, quem me conhece há mais tempo já sabe dessa história, mas eu gosto de compartilhar porque eu sei que tem muita gente passando por isso, e espero que entrem em contato comigo se tiverem dúvidas sobre alguma parte do procedimento. E eu já adianto pra ficar TRANQUILO(a), vai dar tudo certo!


Beijos



18 comentários :

  1. Que ótimo se tudo deu certo, e hoje você esta melhor. Esses dia fiquei assustada, pois nasceu dois nódulos no meu pescoço e não doia nem nada, mas eram só ínguas por conta de uma inflamação! Graças a Deus já esta melhor e saindo!
    Beijos
    www.essencialrock.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ínguas na verdade são gânglios linfáticos, eles sempre estão aí, é normal ter isso no corpo, em outras regiões também, além do pescoço, mas elas incham quando você tem uma inflamação ou infecção, é uma reação dos anticorpos, é normal, relaxa ;P
      Beijos

      Excluir
  2. It's a pity you don't have a donate button! I'd definitely donate
    to this outstanding blog! I guess for now i'll settle for bookmarking and adding your RSS feed to
    my Google account. I look forward to new updates and will share
    this site with my Facebook group. Chat soon!

    Feel free to surf to my web site - seo company (bigmediapresence.co.za)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, thank you for the visit!
      Well, I don't speak much english, so, sorry for this.

      Here, in Brazil, we bloggers don't usually use the donation box.
      I feel happy for your comment, come back again!

      Excluir
  3. Cáh, eu não sabia!! Fico muito feliz que tenha conseguido superar e se recuperar disso :)
    Deus é grande ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ca,
      Obrigada pelo apoio,
      Deus é muuuito grande, esteve comigo o tempo todo ♥

      Excluir
  4. nao sabia dessa historia... que bom q deu tudo certo..minha tia esta com a mesma doenca.... ela vaifazer mais exames pq ta com muita dor ....kellynha paiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ÉÉ Kelly, fiz a cirurgia em 2010, tava no segundo ano da faculdade,
      fiquei mais de 1 mês sem ir, quando voltei fiz um monte de provas, pra conseguir nota pra passar, foi bem tenso.

      A recuperação é muito tranquila, não tive nenhuma complicação!
      Beijo

      Excluir
  5. Acabei de conhecer o teu blog, mas a tua história com o cancro surpreendeu-me bastante! Fico feliz por teres recuperado bem :) Podias dar dicas para quem tem cancro, acho que seria um apoio para pessoas com o mesmo problema! Com Deus ao nosso lado, tudo é possível! Amei o blog, vou passar a vir cá mais vezes!

    Super beijo <33
    ... http://magiadeverao.blogspot.pt/ ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, então a ideia desse post foi justamente isso, mostrar que tudo pode dar certo no final, eu contei minha história com esse objetivo. Eu não sei como dar mais dicas, porque atualmente apesar dos remédios que tenho que tomar sempre, eu vivo normalmente, e faço acompanhamentos periódicos. Obrigada pela visita ♥

      Excluir
  6. Olá, meu pai tem uma bolinha avermelhada no pescoço, e já marcou para retirada da mesma, eu gostaria de saber se a cirurgia para retirar é tranqüila?
    E parabéns pela sua superação :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, os nódulos da tireoide são internos. O caso do seu pai pode ser da pele, é diferente e é bem mais tranquilo, relaxa!
      Obrigada ^^

      Excluir
  7. Olá, descobri há pouco tempo numa punção q estou com ca na tireóide tipo um, fiquei arrasada pois estava com minha tão sonhada plástica marcada e agora mudou todos os planos, mas estou confiante q vai dá tudo certo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, vai dar certo sim! O câncer da tireoide é o menos maligno de todos os tipos de câncer, então fica confiante, vai ficar tudo bem!
      Abraços!

      Excluir
  8. Eu também estou passando por isso, fiz a cirurgia ha 6 dias, queria saber se a sua foi ponteada, e se sim, quantos pontos? A minha acho que foi colada, mas mesmo assim deram 3 pontinhos, um em cada ponta, e um no meio... Estou morrendo de medo de tirar, o dia é a manha, mas acho que demorando tanto pra cicatrizar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sim, eu acho que foi ponto interno ou algo assim, eu lembro que fui retirar e foram vários, mas não lembro ao certo o número de pontos, não ficou marcado na cicatriz. Relaxa que é tranquilo pra tirar, e a cicatrização é de boa também! Abraços.

      Excluir
  9. Nossa Camila! Que Lição de Vida :D
    Fiquei internada há um tempo atrás com problemas neurológicos que geralmente são desenvolvidos em pessoas de 40 e 45 anos. Ainda estou em estudo científico e com alguns problemas que são consequência desta doença.
    Fiquei muito feliz por você e sua vitória. Fiquei até com uma inveja boa deste post u-u (quando tiver minha alta vou fazer um também haha)
    Bjjo
    A Rock Girl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita Nataly, te desejo força e paz nesse momento difícil, e tenha sempre em mente que vai dar tudo certo. Faz post sim, se eu fosse você já começaria o post contando sobre o seu caso, que é algo incomum e seria interessante conhecer, e você receberia mensagens de força dos leitores e sei la, mas isso ajuda muito sabe? Obrigada por passar aqui, beiijos!

      Excluir

Olá! Deixe sua opinião sobre o post e coloque o link do seu blog para eu retribuir a visita ♥