Dicas de make para Iniciantes - Olhos

Oi pessoal como vocês estão? Eu estou indo bem, tive bastante encomenda de desenhos semana passada, e tenho muitas maquiagens marcadas no mês de maio, uhul! Estive ausente porque semana passada fiquei sem internet e estava meio na correria com as encomendas e não consegui adiantar alguns posts.

Há um tempo atrás eu venho pensando sobre quando começamos a gostar de maquiagem, e queremos aprender, e vamos atrás de dicas e tudo mais, e normalmente encontramos as dicas mais avançadas e o básico fica pra trás. Resolvi fazer esse post, mostrando um pouco sobre maquiagem para iniciantes, tanto auto-maquiagem quanto para quem pretende trabalhar com isso. 

Lembrando que eu não tenho curso de maquiagem, então as dicas que estou dando são de experiência própria ou por pesquisa na internet. Deixarei os devidos créditos aos sites/blogs que eu consultei para o post lá em baixo ok? Vamos lá?

No post de hoje, darei dicas sobre a anatomia do olho, os nomes das partes do olho, os formatos de olhos mais comuns ou não, qual tipo de make fica melhor (lembrando que isso não é regra). Bom, espero ajudar de alguma forma.

--------------------------------------------------------------------
Nomenclatura

Essa dica é para você que é iniciante da maquiagem, e que quando entra em um blog de beleza procurando por dicas, encontra nomes desconhecidos que são sempre citados em dicas e tutoriais, mas nunca  são explicados.

Fiz essa montagem com o meu olho, mas vou mostrar vários formatos de olhos e algumas dicas sobre qual a melhor forma de maquiá-los.

1. em amarelo - Essa região total é onde se encontram o olho e os detalhes todos, se chama Pálpebra.
2. em roxo - Essa região  abaixo da sobrancelha se chama Pálpebra superior.
3.a em preto - Essa parte que usamos para piscar se chama Pálpebra móvel.
3.b em preto - A parte debaixo do olho se chama Pálpebra móvel inferior.
4. em branco - Esse círculo onde temos a cor do olho (castanho, azul, etc), se chama Íris.
5. em rosa claro - Esse pontinho preto, dentro da íris, se chama Pupila.
6. em verde - Essa região pode ser chamada de Cantinho lacrimal ou cCanto interno (e sim eu tenho uma pinta dentro desse cantinho, não é sujeira)
7. em magenta - Essa parte é a final da pálpebra móvel e costumamos chamar de Canto externo.
8. em laranja- Essa dobrinha que algumas pessoas têm e outras não, se chama Côncavo, essa região marca o final da pálpebra móvel e em algumas pessoas não é tão aparente, para encontra-la é só encostar o dedo e achar o final do ossinho da sobracelha.
9. em azul claro - Essa região é a Linha d'água.
10.a em vermelho - Cílios superiores.
10.b em vermelho - Cílios inferiores.
11. em rosa choque - Sobrancelha.



--------------------------------------------------------------------
Esfumando

Essa é uma boa dica para quem está começando. Eu mesma ainda estou aperfeiçoando isso. Sempre que achar que o esfumado está bom, continue mais um pouco ok?

Esfumar? Oi? Quê isso? Sim, tem gente que não sabe o que é, então aí vai: esfumar é suavizar as linhas da maquiagem, tanto para juntar as cores e fazer um degradê, quanto para finalizar as bordas da maquiagem, veja na imagem a seguir:
Na primeira imagem é como sua sombra fica se você apenas aplicá-la, fica com essa borda reta, que acaba de repente, parece até um adesivo.

Nas duas imagens seguintes, vemos dois jeitos de esfumar, o movimento em pequenos círculos e o movimento de vai e vem é bom utilizar os dois sempre, pois o esfumado fica mais suave ainda.

A última imagem é um exemplo de como a maquiagem deve terminar, com as bordas já suavizadas. Deu pra entender um pouco?


--------------------------------------------------------------------
Tipos de Olhos

Para conseguir fazer uma boa maquiagem, primeiro você deve entender qual é o seu tipo de olho, e assim conseguir equilibrar o tipo de maquiagem com o seu olho. 

Sinceramente eu sou contra as regras de: se você tem olho pequeno tente aumentá-lo, se tem olho grande tem que diminuir, e etc, acho que cada um pode usar a maquiagem que quiser, mas para quem gosta de seguir esse tipo de dica, aí vai, os principais formatos de olhos:

Provavelmente você não vai encontrar o seu tipo de cara, pode ser que o seu olho seja uma mistura de algumas características. Por exemplo, o meu olho é amendoado e um pouco afinado, e a pálpebra móvel cobre uma parte da íris, mas não chega a ser o escondido.


--------------------------------------------------------------------
Dicas

Para quem quer deixar os olhos arredondados  e quer deixá-los mais amendoados o ideal é tentar alongá-los, para isso, pode se aplicar uma sobra clara no cantinho interno do olho, e gradativamente as mais escuras para o outro canto. Depois de aplicar uma cor escura no canto externo do olho estendenda-a para além do canto externo, como um puxadinho, levando-a para baixo encontrando a linha inferior dos cílios. Delinear os cílios inferiores e superiores, fazendo um rápido movimento para fora do canto externo da pálpebra superior. A máscara deve ser concentrada apenas na metade do olho, a metade lado lado externo. Exemplos de make que alongam os olhos:


• Os olhos amendoados são considerados mais harmoniosos, de acordo com a pesquisa que eu fiz. É mais fácil de se maquiar. Nesse formato de olho, pode-se abusar um pouco mais do delineador. Aplique delineador na pálpebra superior com um traço mais grosso, assim fará com que os olhos pareçam maiores e use máscara nos cílios superiores, enfatizando o canto externo. Exemplo desse tipo de make:

•  Nos olhos caídos a extremidade externa da pálpebra afina-se para baixo, o que pode aparentar cansaço. Para evitar essa aparência, o ideal é iluminar a parte inferior do canto externo do olho usando um corretivo claro ou um iluminador mesmo. Nesse tipo de olho a maquiagem deve tentar sempre levantar o olhar, é interessante também, delinear somente a linha superior dos cílios e elevar um pouco a linha do canto externo. Use um tom neutro de sombra sobre a pálpebra e aplique gradativamente tons mais escuros sobre a dobra, concentrando-se na metade externa do olho. Exemplos desse tipo de make:

 Nos olhos escondidos a pálpebra fica quase toda escondida por uma dobra da pele. Use a sombra da cor principal até o ponto onde sua pálpebra aparece com os olhos abertos. Use um tom mais escuro no canto externo e também acima da sombra principal, suavize essa sombra em direção à sobrancelha para que não haja linhas fortes. Aplique uma cor mais clara no canto interno para abrir o olho. Exemplos:

• Olhos orientais, este tipo de olho tem o canto externo naturalmente mais elevado, e a pálpebra normalmente menor do que os outros tipos de olhos, a dobra ou côncavo é mais superficial ou nulo. Usar sombras mais escuras na parte interna e superior da dobra/côncavo pode aumentar a profundidade dos olhos. Uma boa ideia para quem não tem o côncavo marcado é fazer o falso-côncavo, que é feito apenas com a sombra escura. Outra dica é usar lápis claro na linha d'água, para aumentar os olhos. O delineador deve ser aplicado o mais próximo possível da linha dos cílios. Pode ser difícil curvar os cílios, pois costumam ser curtos, então pode-se usar cílios postiços se sentir necessidade. Exemplos:


--------------------------------------------------------------------
Sugestões de Cores

Essa dica é para quem quer dar destaque a cor de seus olhos, sejam eles, azuis, verdes, castanhos, cor de mel, etc. Existe uma roda de cores que se chama círculo cromático, e mostra quais são as cores complementares e análogas, e essa roda das cores pode te ensinar a destacar a cor de seus olhos, vamos entender:

Existem varias harmonias que podem ser usadas utilizando essa roda, vou explicar apenas uma, que é a que vamos usar no post:

• Harmonia Complementar: É a harmonia que ocorre quando combinamos cores opostas na roda das cores. Colocadas lado a lado elas se destacam, fazem contraste uma com a outra. Colocadas sobrepostas, uma anula a outra, assim como acontece com o shampoo roxo no cabelo loiro, ou o corretivo amarelo na olheira roxa.

Ou seja, a cor complementar do laranja, é azul, do rosa é o verde, e assim por diante, mas as cores mais próximas também podem ser usadas. Assim podemos deduzir as cores de sombra que podem dar destaque aos seus olhos, vamos ver?


Olhos Cor de Mel
Nos olhos em tom de mel, o roxo pode ser usado para destacar o tom dourado, e para destacar o tom esverdeado seria ideal usar sombras avermelhadas.

Olhos Azuis
Para os olhos azuis, a cor ideal de sombra que vai destacar mais são as em tom de laranja e acobreado.

Olhos Castanhos
Nos olhos castanhos a sombra que vai dar mais destaque é a roxa, pois essa cor costuma destacar tons de dourado que na maioria das vezes o olho castanho tem. Se o seu olho for alaranjado, sombras na cor azul são infalíveis.

Olhos Verdes
Nos olhos verdes as sombras em tons de vermelho e até mesmo magenta vão super valorizar a cor.

Olhos Castanho Escuro ou Pretos
Nos olhos pretos qualquer cor vai se destacar, justamente por ele ser preto! Quando fiz a pesquisa para olhos pretos, percebi que são mais raros do que as outras cores, então aqui vai alguns castanhos bem escuros:

--------------------------------------------------------
Bom gente, por hoje é só tudo isso tá?! Eu queria ter postado mais cedo, mas fiquei um tempão pesquisando as imagens dos olhos e tentando achar a verdadeira fonte das informações pra colocar nos créditos. Aí vão eles:

• Informações sobre os formatos de olhos tirados de: Miss Mabs
• Maquiagens retiradas do site Preen.me | Algumas imagens já estavam sem o nome da autora.
• Informações sobre as cores dadas pela Ana Luíza do blog Dia de Desenho.

Espero ter ajudado! Se tem alguma dúvida por favor deixe nos comentários, pretendo continuar com posts de dicas básicas assim ta?! Se tiver sugestões pode deixar também!

Beijão e fiquem com Deus

10 comentários :

  1. 2 beijos porque só tem make linda nisso ai e a minha habilidade não chegou lá, - um dia chega -.. Enquanto isso eu fico do lado de cá babando nas tuas maquiagens porque tu manda benzão, dá preguiça de fazer essas coisas, sem contar que acho que tenho alergia nos olhos., sempre dá coceira quando faço uma graça assim. Prefiro as makes mais comuns, simples mesmo, fica melhor em mim, mas gostei desses coloridões ai! Bjs <33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, então, como eu disse pra você no face, a ideia era mostrar o tipo de make pra usar, e não exatamente essas cores e detalhes. Pode ser mais simples, é só entender o conceito de cada make que valoriza o tipo de olho, mas mesmo assim nada disso é uma regra, cada um usa o que gosta :3 beijos

      Excluir
  2. Ótimas dicas para iniciantes! :DDD
    Sucesso nesse mês flooor!
    BJKS -meerx
    http://candysailor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Manoela!!
      Desejo o mesmo!
      Beijos

      Excluir
  3. Camila, muito interessante seu post, ficou demais, super detalhado!
    Beijos =)

    ResponderExcluir
  4. Ameeeeei! Demais seu blog e as dicas ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ludmila! Obrigada fico feliz com o comentário!!

      Excluir
  5. Oi Camila,^^
    Gostei das dicas!!! Não entendia naada de maquiagem, agora pude ter uma noção de como me maquiar!! Sempre tenho compromissos e nunca saio bem maquiada de casa, kkk.
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janine, que bom que pude ajudar de alguma forma hihi *-*
      Beijoss

      Excluir

Olá! Deixe sua opinião sobre o post e coloque o link do seu blog para eu retribuir a visita ♥