Como Preparo Minha Pele - Contorno e Iluminação

Oi gente, tudo bem?

Faz tempo que estou pra fazer esse post, algumas pessoas me perguntam como eu preparo minha pele em determinadas ocasiões.

Resolvi começar essa série de postagens mostrando como preparo uma pele mais elaborada, que seria para fotos ou eventos noturnos, pois fica mais "pesada".

Em breve estarei mostrando como preparo para trabalhar, academia, dia-a-dia, etc. Nesse post mostro o passo-a-passo apenas da pele, a do restante da maquiagem vou postar logo em seguida. Resolvi fazer separado pra não ficar muita coisa em um post só.

Já adianto para vocês que dá pra fazer contorno e iluminação usando APENAS bases, no caso, eu consigo com as bases da Mary Kay, porém como sou bem branquinha eu não tenho uma base mais clara que minha pele pra iluminar, então usei o corretivo, mas dá pra fazer com base também em outros tons de pele.

Continue lendo pra ver!
Pronto, taí minha cara de zumbi, cheia das olheiras e marquinhas de cravinhos que eu cutuco, sim é feio, mas virou mania, infelizmente. Pele já preparada com tônico, hidratante e primer.

1. Aplico a base no tom CERTO da minha pele, nem mais claro, nem mais escuro, em TODO O ROSTO.

2. Pronto, agora de zumbi fui pra fantasma, hahaha. Eu faço isso antes de começar o contorno porque uniformiza logo a pele, e isso facilita na hora de contornar e iluminar.

3. Primeiro eu costumo fazer a parte mais escura. Pra quem ta perdido, escurecer alguns pontos do seu rosto vai fazer essas partes ficarem mais "fundas", no caso da lateral do rosto, vai dar impressão que é mais fina. O "desenho" que faço na lateral lembra um triangulo deitado, bem fino, onde a parte mais larga é perto da orelha, e chegando perto da boca vai afinando (nunca chegue até a boca, deixe um intervalo)

4. Agora vou esfumando as bordinhas dessa marcação que fiz, uso esse pincel menor, prefiro ele porque eu consigo controlar melhor onde eu quero desmarcar, sem tirar totalmente a base mais escura, o que pode acontecer se usar um pincel maior. Aqui no tutorial como precisei fotografar, fiz por partes cada marcação e esfumei em seguida, não fiz todas de uma vez, porque a base da mary kay seca rápido e até eu começar a esfumar ela ia secar e dificultaria tudo #ficadica


5. Aqui tirei uma foto com um lado feito e o outro sem fazer pra vocês verem o efeito que dá. Fica mais bonito, e dá a ilusão de ter afinado o rosto.

6. Agora venho com um pincel kabuki angular, mas não precisa ser exatamente esse viu? Você pode fazer usando esponjinha, pincel lingua de gato, etc, qual você preferir. Aplico mais da base escura contornando todo o rosto, bem na raíz do cabelo, pra não ficar partes da pele aparecendo ali e causar o "efeito máscara".

7. Aplico um pouco na testa também, porque minha testa é comprida, mas se a sua for mais curta não precisa descer tanto com a base como eu fiz, mantenha ela mais na raíz do cabelo mesmo.

8. Mais um passo opcional, eu tenho queixo grande, então dou uma escurecidinha na ponta, pra dar impressão de ser menor.

9. Aplico um pouco abaixo da mandíbula, na famosa "papada", que também é opcional, se você não tem essa parte mais gordinha nem precisa, só se quiser.

10. Aqui apliquei bem abaixo dos lábios, nessa parte onde fica mais fundinho, isso causa o efeito de lábios maiores.

11. E por fim no nariz. Meu nariz é torto então o efeito nem fica tão legal, mas já ajuda um pouco! A dica aqui é fazer 2 linhas paralelas quase no centro do nariz, não é na lateral e sim na curva entre o topo e a lateral, observe na foto.

12. Agora começo o processo de iluminar. Venho com um corretivo mais claro (poderia ser uma base, mas não tenho uma mais clara que eu). Comecei iluminando o centro da testa e nariz. Como minha testa é grande, eu deixo o "leque" (formato que fica entre as sobrancelhas) menor, e desco em uma linha reta e fina no centro do nariz. Esfumo tudo.

13. Agora aplico o corretivo fazendo o famoso triângulo nas olheiras, no meu caso gosto de puxar a ponta do final em direção as têmporas.

14. Esfumo tudo, tomando cuidado pra não remover o corretivo das olheiras, lembre-se de sempre deixar mais "concentrado" onde é mais escuro, se passar tudo por igual, a parte escura continuará mais escura que o restante.

15. Para fixar bem a base e acentuar o efeito de contorno e iluminação eu aplico um pó clarinho nas partes mais claras.

16. E um mais escuro em cima das partes mais escuras. Lmebre-se de pegar bem pouquinho e não pesar a mão nesse momento. Caso passe demais, venha com o pincel limpo em cima tirando o excesso e depois aplique um pouco do pó mais claro para tentar amenizar.

17. Agora aplico o blush. Usei uma misturinha dessas duas cores, assim fica mais salmão, eu costumo aplicar logo acima do contorno, encostando e mesclando nele.

18. E o iluminador aplico bem acima do blush, ficando como um sorvete napolitano, sendo a ordem assim - de cima pra baixo: creme (iluminador), morango (blush), e chocolate (contorno).

19. E fica assim o efeito. Claro que fica esquisito sem as sobrancelhas e maquiagem nos olhos e boca apagada, hehe, então vejam abaixo com a maquiagem completa.

Antes e Depois


Sem flash!
Com flash pra mostrar o efeito, fica bem legal né? Acentua bem os pontos onde fizemos os efeitos.

Eaí, o que vocês acham? Gostam de contorno?
Conta aí qual é o jeito que você faz?

Beeijo!

Me acompanhe  Facebook |  Instagram | Youtube

2 comentários :

  1. Olá Camila, adorei o post, super bem-humorado e didático também! Eu sou tão preguiçosa para me maquiar. A verdade que uso pó, batom e rímel somente...ahhaha Você é belíssima e arrasa na make!
    Beijo,
    Vandira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vandira, obrigada haha, fico feliz que gostou do post!
      Então, também sou preguiçosa, mas achei legal ensinar uma make mais elaborada. Mas no geral do dia a dia eu mal passo base também. Em breve vou fazer post de make para preguiçosas aushdsahuseuahs, porque tem truques rápidos e fáceis tb!
      Beeijo

      Excluir

Olá! Deixe sua opinião sobre o post e coloque o link do seu blog para eu retribuir a visita ♥